Folheie a revista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Colônias de Férias

Desde 2005 a Inspetoria Salesiana do nordeste, juntamente com a Família Salesiana, amigos e parceiros, vem realizando as “colônias de Férias’ em diversas cidades da região.
A atividade oferece a centenas de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda a oportunidade de viver o período das férias de modo produtivo e construtivo, participando de diferentes atividades de caráter cultural, religioso e de tempo livre.
Todos os anos a Pastoral Juvenil prepara um subsídio, que é de extrema importância para sintonia e conhecimento temático, além de ser roteiro para atividades.
Durante os últimos anos, uma média de 800 a 1.000 animadores espalhados por  mais de 30 localidades, doam voluntariamente seu tempo e energias, para desenvolver as colônias de férias, numa verdadeira corrente de mobilização e solidariedade.

Escolha e Inspiração Temática 2011
    No ano de 2009 em Roma, o Reitor Mor, superior geral dos salesianos, através do Dicasterio para a  Pastoral Juvenil, VIS (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento) e outras organizações em defesa da vida, convocou toda a Família Salesiana à refletirem sobre o Sistema Preventivo e Direitos Humanos.
    Nesta perspectiva, também nós queremos levar aos jovens e presenças, esta importante temática. Um mundo melhor é possível e todos nós somos convocados a fazer nossa parte.
    O tema: Direitos Humanos e o Lema: Queremos viver melhor, motivarão todos os participantes e comunidades a conhecer, defender e promover os direitos humanos.

Pe. Gilberto Antônio da Silva

SOBRE A CARTILHA DESTE ANO

A cartilha “Direitos Humanos: queremos viver melhor” tem 4 encontros preparatórios para Animadores e 10 encontros para os adolescentes e jovens, baseados em 10 direitos selecionados dentre os 30 artigos da declaração universal dos Direitos Humanos, trazendo uma abordagem salesiana. Em cada um, você encontra sugestões de oração, reflexão e gestos concretos. Também foi estruturado roteiro de teatrinhos para cada um dos encontros. Além disso é possível encontrar letras de músicas e textos formativos complementares. Veja o sumário:
-Apresentação
- Introdução: Direitos Humanos e Sistema  Preventivo
- Encontros com os animadores: 1. Identidade e prática do educador(a)/animador(a) salesiano; 2. Sistema Preventivo e Direitos Humanos; 3. Estreia 2011: um apelo às vocações; 4. O Voluntariado Missionário Salesiano
- Orientações para o uso do subsídio
- Encontros: 1. Liberdade e Igualdade; 2. Vida Segura; 3. Trabalho e Dignidade; 4.Lazer; 5.Saúde; 6. Educação e Cultura; 7. Comunicação; 8.Respeito às diferenças; 9. Diálogo e Identidade e 10. Amor e Partilha
- Teatros / Leitura Complementar/ Músicas

Para encomendar cartilhas, entre em contato com a Pastoral Juvenil Salesiana: ajs@salesianosrec.org.br e endereços do expediente desta edição. Custo unitário de R$5,00.

Visite site das Colônias de Férias (com todas informações e vários subsídios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário