Folheie a revista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Missão Salesiana e o Voluntariado

 O voluntariado não é só um bem para a comunidade, mas também para o indivíduo. Graças à presença e ao acompanhamento dos Salesianos os voluntários amadurecem como bons cristãos e honestos cidadãos. Para muitos, esta é uma experiência que mudou suas vidas para sempre. Dom Bosco tocou seus corações e eles serão agentes de mudança da sociedade em que vivem,compartilhando o amor de Cristo com o povo que vive ao redor deles.
Juan Carlos Montenegro
Missão Salesiana de Tijuana - México

Dom Bosco queria os seus meninos protagonistas da sua missão, através da formação de grupos juvenis. Um dos grupos instituídos foi a Conferência de S. Vicente de Paulo, com dupla finalidade: fazer catequese aos meninos do oratório festivo e ajudar os que entre eles tivessem mais necessidade de assistência material ou moral (Wirth, M., Don Bosco e i Salesiani, ELLE DI CI,2000, p. 67). A experiência de voluntariado feita pelos meninos do oratório na época da cólera teve também um significado muito importante e ajudou-os a amadurecer uma opção vocacional de vida.
Vimos, nos 150 anos da história salesiana, um desenvolvimento contínuo do associacionismo e de diversas formas do serviço voluntário por parte dos jovens.
A partir dos anos 60, assistimos ao desenvolvimento contínuo das experiências dos jovens missionários leigos em nossos ambientes sob formas diversas. Variados grupos de voluntariado provenientes da Europa (p. ex.: OMG Operação Mato Grosso) inspiram as Inspetorias americanas.
Surge assim o voluntariado missionário neste continente. Quarenta anos depois temos uma variedade
impressionante de formas de voluntariado: das experiências dos grupos missionários de voluntariado da América Latina até às ONGs muito estruturadas da Europa.

Experiência de São Paulo
Talvez de todas as inspetorias do Brasil, a que já conseguiu ao longo desses anos desenvolver um trabalho mais estruturado no campo do voluntariado missionário foi a Inspetoria de São Paulo. Em 1994, iniciou-se uma experiência de Voluntariado Missionário para Adolescentes, que vem acontecendo até hoje. Esses adolescentes trabalham e aprofundam a Espiritualidade Missionária em suas comunidades e nas férias são enviados a paróquias carentes de pequenas cidades do Estado de São Paulo.
O voluntariado missionário salesiano para os jovens acima de 18 anos acontece nas férias de janeiro. Esses jovens depois de passar pela Adolescência Missionária e estarem engajados no oratório salesiano são enviados em grupos para as favelas da cidade de São Paulo. Após essa experiência, os mais preparados são enviados em expedições missionárias na Amazônia, Mato Grosso e Angola (África).
Para tanto, foi desenvolvido um itinerário formativo, com estudos de documentos da igreja, aprofundamento na espiritualidade juvenil salesiana e acompanhamento pelos delegados da Pastoral Juvenil em relação a formação dos coordenadores e reunião dos grupos, sendo assim essencial o engajamento pastoral desses adolescentes e jovens. Para cada faixa etária e nível de aprofundamento, existem grupos, experiências e formações específicas.
Um grande fruto é o chamado GAM – grupo de animação missionária, com vários núcleos nas diversas presenças salesianas, totalmente assumido e organizado pelos jovens.
Mais informações: www.salesianos.org.br

 Fonte: Subsídio Jornada Missionária Salesian 2011(com pequenas alterações da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário