Folheie a revista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre a Jornada Missionária Salesiana

A Jornada Missionária Salesiana de 2011, que terá como lema “Voluntários para proclamar o Evangelho”, apresenta-nos um tema muito significativo, um argumento pensado expressamente para o voluntariado missionário salesiano.

O continente americano foi escolhido justamente por ter sido o primeiro a desenvolver itinerários de formação e acompanhamento do voluntariado explicitamente missionário. Algumas Inspetorias oferecem-nos uma rica tradição do voluntariado, da qual podem haurir as Inspetorias que estão a iniciar essa experiência. Além disso, o tema da JMS 2011 tem muita sintonia com a Estreia de 2010, mediante a mesma dimensão evangelizadora e vocacional. Enfim, gostaríamos de oferecer a toda a Congregação e Família Salesiana uma rica experiência através de vídeos e material formativo produzido nas várias Inspetorias, sobretudo as americanas.

O que significa?
Desde 1988, todos os anos propõem-se um tema missionário a toda a Congregação. A cada ano, as comunidades salesianas podem conhecer alguma realidade missionária de um continente específico.
É um momento forte na Animação Missionária nas Inspetorias, nas Casas, nos Grupos juvenis, na Família Salesiana. Não se trata de um evento isolado, mas de uma oportunidade para envolver as comunidades SDB e as comunidades educativo- pastorais nas dinâmicas da Igreja universal, com amplo respiro.

Para que?
Para impulsionar a Animação Missionária, oferecendo uma proposta que se torne projeto anual concreto e ajudar a Família Salesiana a conhecer o trabalho missionário da Congregação e abrir os olhos a realidades novas.
“As atividades de animação missionária sejam sempre orientadas para os seus fins específicos: informar e formar o povo de Deus para a missão universal da Igreja, fazer nascer vocações ad gentes, suscitar cooperação para a evangelização” (João Paulo II, Redemptoris Missio, 83).

Quando?
Não há uma data fixa para a JMS. Cada Inspetoria pode escolher uma data ou período, que se adapte mais ao próprio ritmo e calendário.
Data possível é o mês de fevereiro, recordando os Santos Mártires Luís Versiglia e Calisto Caravario. Algumas Inspetorias oferecem uma ocasião diversa a cada trimestre. É importante, antes de tudo, uma caminhada educativo-pastoral da Jornada e não oferecer apenas alguns fogos de artifício.

O subsídio foi entregue em todas presenças salesianas. Também está disponível para download no portal www.sdb.org , basta fazer rápido cadastro.



“Quanto ao vosso papel de jovens, digo  simplesmente: sois indispensáveis, não pelo que podeis somente com vossas forças humanas, mas pelo  que podeis através da fé no Deus da paz que se faz cultura e esforço de paz. Mas podeis ser aquilo que os homens esperam de vós, se decidis agir já, hoje. Vistas as situações, intervinde. O voluntariado, fato tão maravilhoso do nosso tempo, está vivo entre nós. [...]”
João Paulo II
Turim, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário