Reitor-mor*
Somos herdeiros e portadores de um carisma educativo que tende à promoção de uma cultura da vida e à troca das estruturas. Por isso, temos o dever de promover os direitos humanos. A história da Família Salesiana e a sua rápida expansão, mesmo em situações culturais e religiosas tão distantes e diversas daquelas que viram o seu nascimento, testemunha como o sistema preventivo de Dom Bosco é uma porta de acesso garantida para a educação juvenil, de qualquer contexto, e uma plataforma de diálogo para uma nova cultura dos direitos e da solidariedade. Como salesianos, a educação aos direitos humanos, em particular aqueles da criança, é a via privilegiada para realizar, nos diversos contextos, o empenho de prevenção, de desenvolvimento humano integral, de construção de um mundo mais équo, mais justo, mais salubre. A linguagem dos direitos humanos nos permite também o diálogo e a inserção da nossa pedagogia nas diferentes culturas do mundo.
Promover os direitos humanos como educadores
Perante tantas situações problemáticas em que vivem as crianças e os jovens em todas as partes do mundo, somos chamados, conforme o exemplo de Dom Bosco, para estarmos presentes ao lado deles, para defender a sua dignidade e para garantir a eles um futuro digno e positivo.
Na promoção dos direitos humanos, em particular aqueles da criança, o nosso empenho deve ir além do puro assistencialismo, mesmo se muitas vezes somos obrigados a tamponar situações de emergência, sem nos limitar à defesa dos seus direitos, quando são violados ou esquecidos. Devemos assumir o compromisso próprio do educador, que procura o crescimento pessoal do jovem e da jovem e o seu desenvolvimento integral na consciência da sua dignidade e responsabilidade.
“Dom Bosco sentiu-se enviado por Deus para responder ao grito dos jovens pobres e intuiu que se era importante dar respostas imediatas às dificuldades deles, era mais importante ainda prevenir as causas. Com o seu exemplo, queremos ir ao encontro deles, convencidos de que o modo mais eficaz para responder às suas pobrezas é propriamente a ação preventiva”.
Em muitas das minhas intervenções, procurei mostrar que a educação é o caminho privilegiado para essa ação preventiva e renovadora das múltiplas situações de dificuldade e de marginalização que atingem os meninos, as meninas e os jovens no mundo. Apresentei, sobretudo, o Sistema Preventivo de Dom Bosco sob uma ótica de assunção consciente de responsabilidade por parte do educador, que se transforma de objeto de proteção, porque possui necessidades, em sujeito responsável, porque possui direitos e reconhece os direitos alheios, preparando no jovem de hoje, o cidadão de amanhã.
*trecho de palestra proferida durante o Congresso Internacional “ Sistema Preventivo e Direitos Humanos ”, Roma 2 – 6 de Janeiro de 2009
O que são direitos humanos?
Os direitos humanos são as garantias universais, invioláveis e indisponíveis, postas recentemente (1948) acima da soberania do Estado, como baluarte e salvaguarda da dignidade de toda pessoa sem distinção alguma de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outro gênero, de origem nacional ou social, de riqueza, nascimento ou outra condição. São inerentes à pessoa humana, como se fossem inscritos em seu DNA.
(subsídio da Colônia de férias 2011, pág.15)
Os direitos humanos são as garantias universais, invioláveis e indisponíveis, postas recentemente (1948) acima da soberania do Estado, como baluarte e salvaguarda da dignidade de toda pessoa sem distinção alguma de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outro gênero, de origem nacional ou social, de riqueza, nascimento ou outra condição. São inerentes à pessoa humana, como se fossem inscritos em seu DNA.
(subsídio da Colônia de férias 2011, pág.15)
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