Folheie a revista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Você conhece o movimento dos Ex-Alunos de Dom Bosco?

Dom Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas que trabalham de diversos modos em favor da juventude e continua a inspirar pessoas de boa vontade.Conheça nesta edição mais um grupo da Família Salesiana 

Um pouco de história:
O Movimento dos Ex-Alunos surgiu da iniciativa de um pequeno grupo de antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália), guiados pelo chefe da encadernação, Carlos Gastini. Eles se apresentaram a Dom Bosco, no dia 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe gratidão. Mais tarde, em 1908, as uniões dos ex-alunos de Dom Bosco e das ex-alunas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) tornaram-se confederações mundiais.
O Bem-aventurado Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco, foi quem sistematizou esses vigorosos grupos da Família Salesiana. Com o desejo de valorizar a promoção social da mulher, ainda em 1908, as alunas voltaram ao Oratório das FMA para unirem-se às salesianas irmãs. As ex-alunas foram acolhidas pela senhora Felicina Gastini, a primeira aluna do Oratório e filha de Carlos Gastini, um dos promotores do movimento dos ex-alunos de Dom Bosco. Graças à sensibilidade do Pe. Rinaldi e da salesiana irmã Caterina Arrighi, nasceu o primeiro núcleo das “antigas alunas” da casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Turim, Itália.
Em muitos lugares, os ex-alunos e ex-alunas mantêm obras sociais, animam paróquias e cultivam o jeito salesiano de viver e de educar.
(fonte: www.rse.org.br)

No Nordeste do Brasil
    Nas principais cidades da região existem  pessoas de referência e grupos locais de ex-alunos, assim como uma organização inspetorial. Se você é ex-aluno, mas ainda não faz parte “oficialmente” desta Associação, ou quer mais informações, entre em contato com:

Flávia Lúcia de Almeida Lima
Presidente-Conselho Inspetorial dos Ex-Alunos(as) de Dom Bosco do Nordeste do Brasil
e-mail: flavialuciadealmeidalima@hotmail.com ou exalunos_recife@yahoo.com.br    ou

Ir. Robério Moraes, sdb
Delegado Inspetorial para os Ex-alunos
Tel.: (81) 2102.0800 ( mesmo endereço do expediente desta revista)

Quem é considerado Ex-Aluno?
    * Em sentido amplo, são todos os que passaram por qualquer obra pastoral da Congregação: escolas, oratórios, residências etc.
    * Em sentido estrito, todos os que se inscreveram na organização dos Ex-Alunos e aceitam os seus Ideário e Regulamentos.

Identidade
* Pertença à Família Salesiana
* O Art. 5o. da Carta Magna dos Salesianos afirma que:
- “... de Dom Bosco origina-se vasto movimento de pessoas que, de várias maneiras, trabalham para a salvação da juventude...
- ... Os Ex-alunos fazem parte desta Família, por causa da educação que nela receberam...
- ... Sua pertença torna-se mais estrita quando se comprometem a participar da Missão Salesiana no Mundo...”
“... Não sois mais aqueles garotos que eu gostava tanto; mas sinto que vos amo mais do que no passado, porque com vossa presença me assegurais que está firme em vossos corações aqueles princípios da nossa santa religião que eu vos ensinei...”
Dom Bosco

Veja também em Santidade Salesiana vários exemplos de ex-alunos, nesta edição escolhemos: Beato
Alberto Marvelli
, veja mais sobre ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário