Folheie a revista

terça-feira, 5 de outubro de 2010

15º Festival da Juventude Salesiana

Entre os dias 08 e 10 de outubro, o Colégio Salesiano Recife será sede, pela 15ª vez consecutiva, do Festival da Juventude Salesiana, evento que congrega jovens de toda região nordeste.  O evento é organizado pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e tem o apoio da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil. De acordo com as inscrições, a estimativa para este ano é de mais de mil participantes.
Durante o Festival, os jovens participaram de celebrações Eucarísticas, festivais de teatro, música e coreografia e organizam “tendas” (estilo ‘feira de ciências’). O Festival também conta com uma equipe de comunicação formada pelos próprios jovens para fazer  cobertura do evento, que este ano traz o tema “jovens protagonistas no palco da vida”, com o lema: “conta a tua história, fala da tua vida”.




Sobre o Festival
D esde 1996 a então recém formada Articulação da Juventude Salesiana do nordeste vem organizando, junto com a Pastoral juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste (BRE), o Festival da Juventude Salesiana (FJS). Este é um grande momento de encontro e intercâmbio entre jovens de diferentes realidades de toda região para partilharem suas experiências e mostrarem suas habilidades artísticas, através do teatro, da dança e da música, vivenciando a espiritualidade juvenil salesiana.
O FJS acontece sempre no mês de outubro, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, e dura quase 3 dias. Começa na noite de uma sexta-feira e termina após o almoço do domingo. Neste período, as salas de aulas se transformam em alojamentos e as quadras cobertas em refeitório, arena para coreografias e palco para festival de música.
Levando-se em consideração a média dos últimos anos de 900 a 1000 participantes, o evento requer, além do espaço físico, grande esforço humano para dar certo e sair sempre com saldo positivo, com jovens felizes e renovados, apesar do cansaço.  Assessores, animadores jovens, salesianos e salesianas, juntamente com os demais grupos da Família Salesiana, empenham-se na organização e distribuição de tarefas, transformando o evento num verdadeiro trabalho de equipe.
Trazendo um olhar salesiano, sempre é escolhido um tema pertinente à juventude, à sociedade e/ou à Igreja, para ser refletido com os jovens nos meses anteriores ao encontro, ainda em suas comunidades, e durante o evento, através de palestra e das demais atividades propostas, como Festivais de Teatro e Coreografia. Em 2010, por exemplo, o temática proposta é:”jovens protagonistas no palco da vida”, com o lema: “conta a tua história, fala da tua vida”. Celebrações Eucarísticas e momentos oracionais também estão inclusos na programação.
Os participantes do festival são predominantemente de grupos juvenis e vem de realidades diversas, não só no âmbito rural-urbano, como também no sócio-econômico. A grande maioria destes jovens pertencem a diferentes Casas Salesianas (SDB e FMA) - especialmente paróquias, obras sociais e escolas - e o festival é um espaço privilegiado para conviverem com as diferenças, partilharem experiências e mostrarem suas habilidades artísticas, através do teatro,  da dança e da música.
Devido às distâncias geográficas da região, alguns viajam até 12h de ônibus. A Pastoral Juvenil organiza sempre uma rifa para ajudar na participação dos jovens, visto que os custos se tornam altos e muitos deles não tem condições financeiras. Em seus próprios grupos de origem os jovens também arrumam formas de mobilizar recursos para vir. Talvez essa seja a palavra-chave do Festival em vários sentidos: mobilização.
Lembrando que os jovens muitas vezes são mostrados e interpretados pela mídia e pela sociedade de forma negativa e generalizada, o festival serve também como um momento de gerar uma cultura de vida, mostrando e valorizando através da arte e da amizade o que muitos desses jovens já fazem de bonito e concreto nas suas escolas e comunidades.
Jakeline Lira

2 comentários:

  1. 15ºfestival da juventude foi otimo cada ano fica melhor ainda, a ajs ta de parabens....

    ResponderExcluir
  2. sem dúvidas a cada ano o Festival nos surpreende,com muitas nividades e emoçoes...
    Já estamos com saudades e se preparando par o próximo..
    valeu á todos que participaram....
    Foi 10!!!!!!
    Ajs Juazeiro do Norte.Ceara

    ResponderExcluir