Folheie a revista

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fundo Juntos pela Educação lança edital para apoiar projetos na região NE

Contribuir para a efetivação do direito à educação integral de qualidade de crianças e adolescentes, por meio de atividades complementares realizadas em escolas ou em organizações sociais. Este é um dos propósitos do Programa pela Educação Integral, que a partir de 2011 estará presente no Nordeste brasileiro. A iniciativa do Programa é do Fundo Juntos pela Educação, que lança o edital de seleção dos projetos que serão apoiados. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2011. 
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. Estas instituições, com anos de dedicação à educação, decidiram criar um fundo para investir em projetos inovadores no setor. Chamado inicialmente de Programa pela Educação em Tempo Integral, o primeiro ciclo da ação foi realizado entre 2005 e 2010. O Programa deu respaldo a projetos em Campinas (SP) e municípios da Paraíba: João Pessoa, Lucena e Santa Rita. A partir de 2011 o foco estará nas capitais e regiões metropolitanas nordestinas, território portanto do segundo ciclo do agora chamado Programa pela Educação Integral, com duração prevista até 2013. Podem encaminhar projetos, para avaliação pelo Fundo Juntos pela Educação, organizações sociais sem fins lucrativos (ONGs, OSCIPs, Associações Escolares, de Bairro, Moradores, Religiosas, Agremiações), que desenvolvam ações que promovam o atendimento de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da educação integral. Serão aceitos projetos elaborados, geridos e desenvolvidos em articulação, por pelo menos 4 organizações.

Deverá ser definida uma organização proponente, que será responsável por receber os recursos e apresentar a documentação necessária. As demais organizações da articulação deverão ser identificadas no formulário de inscrição. Só será aceito um projeto por organização social, enquanto proponente. O edital está publicado na íntegra no site do Fundo Juntos pela Educação (www.juntospelaeducacao.com.br), onde também podem ser feitas as inscrições, com os formulários devidamente preenchidos e documentação encaminhada.

Com o apoio a projetos apontando para a articulação de redes locais de educação em tempo integral, nas capitais e regiões metropolitanas do Nordeste, o Fundo Juntos pela Educação espera contribuir para a qualificação de profissionais e de espaço físico e infraestrutura de organizações que lidam com educação integral. Espera também estimular a participação ativa das famílias e comunidades em projetos de educação integral e contribuir com a formulação e execução de políticas públicas na área de educação integral.

Fonte: Gife

Nenhum comentário:

Postar um comentário