Folheie a revista

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasil assume vice-presidência da OIJ

Fonte: juventude.gov.br
O Conselho Diretivo da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ) foi renovado nesta quarta-feira (8), durante a XV Conferência Iberoamericana de Ministros e Responsáveis de Juventude. A República Dominicana foi eleita para presidência da entidade, o Brasil escolhido para a vice-presidência e a Argentina para a secretaria-geral.
O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, está em São Domingo, na República Dominicana, participando do evento que começou dia 7 e segue até  10 de dezembro. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do encontro como membro pleno, tendo em vista que a adesão oficial à Organização ocorreu no último mês de agosto, após aprovação do Congresso Nacional brasileiro.
Beto Cury ressalta que o país já começa assumindo um cargo de grande responsabilidade e com muita disposição para reforçar a temática juvenil nos países sul-americanos.  O secretário destacou que um dos desafios, agora, é fazer com que os 21 países do grupo ratifiquem a Convenção Iberoamericana sobre os Direitos dos Jovens, incluindo o Brasil. A convenção, que foi assinada por sete dos 21 países, é o único documento internacional que reconhece os jovens como sujeitos de direitos e atores estratégicos do desenvolvimento, com garantias detalhadas em 44 artigos.
A Conferência, que é considerada o mais importante evento da pauta de juventude, definiu, também, os responsáveis pelas sub-regiões que compõem a entidade. A Espanha ficou responsável pela Península Ibérica, o Equador pelos países andinos, o México pela sub-região do México e Caribe, a Argentina pelo Cone Sul e El Salvador pela sub-região Centro-América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário