Folheie a revista

quarta-feira, 5 de maio de 2010

“Mantém viva a tua chama missionária”

Na noite do ultimo dia 29 iniciou-se o I Congresso do Voluntariado Missionário do Cone-sul. O evento acontece no Instituto Pio XI, em São Paulo – Brasil e conta com a média de  60 participantes vindos dos países que compõem a região (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile), além do Equador e Angola. O evento se estende até o domingo, dia 02 de maio, e é uma iniciativa é uma ação conjunta dos dicastérios das missões e da Pastoral Juvenil.

Na abertura, o Pe. Marco Biaggi, inspetor de São Paulo e Presidente da Cisbrasil deu as boas -vindas a todos e ressaltou a importância de se socializar as experiencias missionárias. “ Não devemos ter medo de falar do bem que fazemos e aprender com o bem que os outros estão fazendo”, afirmou e também da necessidade de construir um projeto enquanto região.  Um dos organizadores do encontro, Pe. Antônio Ramos, conhecido como Pe. Toninho, também deixou claro como objetivos do encontro: a partilha das experiencias, o aprofundamento temático e o inicio da construção de um projeto para o cone sul.
            Já durante todo dia 30, os participantes tiveram a oportunidade, no período da manhã, de iniciar o aprofundamento temático de textos, divididos em 3 grupos. O primeiro, formado pelas inspetorias de  língua espanhola, refletiu “Luzes e sombras da América Latina”, numa perspectiva ligada caminhada da Igreja; o segundo grupo, formado por inspetorias brasileiras, exceto a de São Paulo, aprofundou sobre a realidade juvenil na América Latina e finalmente o terceiro grupo, formado pela inspetoria de São Paulo, refletiu sobre a Educação Católica.
            O período da tarde foi destinado à palestra “Alegria e vocação do discípulo missionário salesiano  à luz do CG 26”,  feita pelo Pe. Edson Castilho, reitor da Unisal (Universidade Salesiana de São Paulo), que trouxe contextualização social, teológica e várias citações do CG 26, especialmente no campo das “novas fronteiras e da urgencia de evangelizar”e ressaltou, durante toda explanação, a importância essencial do exercício da escuta. Após o intervalo, as inspetorias tiveram a oportunidade de partilhar suas experiencias, demonstrando a grande riqueza e diversidade dos trabalhos desenvolvidos.
No encontro, ainda serão refletidos os temas: “Novo paradigma do voluntariado Salesiano à luz de Aparecida” e “Itinerário Formativo e intercambio missionário nas inspetorias do cone-sul”, com trabalhos em grupos. Também espera-se  ver projetos, orientações e acordos entre as inspetorias no campo do voluntariado missionário.
O evento conta  a presença, além dos delegados inspetoriais, do Pe. Stanislao Rafalko, da equipe do dicastério das missões e o delegado, Pe. Vaclav Klement, é aguardado para chegar neste sábado, dia 01 de maio.  O conselheiro regional do cone-sul, Pe. Natale Vitali, também deve se fazer presente a partir do mesmo dia.

Projeto de Intercâmbio do Voluntariado Missionário  Salesiano do Cone-Sul é construído durante congresso

Já com as presenças do conselheiro regional para o Cone-Sul, Pe. Natale Vitali e do conselheiro para as missões, PE. Vaclav Klement, o I Congresso do Voluntariado Missionário Salesiano da Região do Cone-sul durante seu segundo dia de atividades, 01 de maio, trouxe pela manhã a temática: “Novo paradigma do voluntariado Salesiano à luz de Aparecida”, com o Pe. Luiz Alves de Lima, sdb, também assessor no Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano)  e da CNBB (conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) para área de catequese. Durante a palestra, que enfatizou o aspecto missionário, foi possivel fazer histórico dos outros documentos, frutos das conferencias da Igreja da América latina e do Sínodo das américas, antes de se chegar ao Documento de Aparecida. Foi também trabalhada a formação do discípulo missionário. A partir de então, iniciaram-se os trabalhos em grupos. Ainda no período da manhã, foi discutido a leitura dos discípulos de Emaús. Já o período da tarde foi destinado à construção do projeto de Intercâmbio do voluntariado Missionário Salesiano do Cone sul. Ao fim do dia, todos compartilharam suas ideias e a uma equipe de secretaria, junto com conselheiros, se encarregou de organizar a redação final. A noite contou com belissimas apresentações culturais e momento de alegria entre participantes.

No ultimo dia do evento, domingo (02), o Pe. Klement falou do dicastério das missões, especialmente do DOMISAL 2011, que trará o tema “ voluntários para proclamar o evangelho”, com enfoque ao continente americano. Já o Pe. Natale apresentou o projeto resultante, com proposta de ser trienal. Foram feitas algumas observações e a aprovação do mesmo. Após o intervalo, o evento foi encerrado com a Santa Missa e o almoço.
Para acessar a versão inicial do projeto, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário