Folheie a revista

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pré-conferencia das Américas

Após três dias de debates, a Pré-Conferência das Américas termina, em Salvador (BA), com a apresentação da "Carta da Bahia", contendo as propostas dos países das Américas para a Conferência Mundial de Juventude, que acontecerá no México no período de 31 de julho a 13 de agosto.  Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, este é um momento histórico para todos os que atuam com a agenda juvenil, já que o documento sela o compromisso entre governo, sociedade civil e parlamento dos 30 países presentes no encontro. A Carta reforça a importância do tema e contribui para que ele seja priorizado nas políticas públicas do continente americano. O evento, realizado entre os dias 24 e 26 de maio, reuniu 260 pessoas, entre participantes, palestrantes, convidados e observadores.
É importante ressaltar que a Conferência Mundial do México integra uma vasta programação da ONU que elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude, dando maior visibilidade ao tema e estimulando novos esforços para que os jovens sejam, de fato, protagonistas no processo de desenvolvimento, não só nos países das Américas, mas em todo o mundo. Para isso, diz Danilo Moreira, é importante que todos os governos, em parceria com a sociedade civil, busquem soluções para os problemas que afligem os jovens e desenvolvam ações que lhes assegure, entre outros, o direito à educação, saúde, trabalho e oportunidades de participação efetiva na construção das políticas públicas.
A "Carta da Bahia" elenca uma série de propostas focadas seguintes pontos: gestão das políticas nacionais de desenvolvimento; enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; Trabalho e Emprego; Educação; Acesso dos Jovens à Tecnologia e Inovação; Saúde como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos Direitos Humanos; desenvolvimento sustentável; integração internacional; participação cidadã e associativismo, além da cooperação internacional da juventude.
Conheça a íntegra do documento.
Clique aqui.

Fonte: www.juventude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário