É estimada a participação de cerca de 2000 a 2500 estudantes, em grande maioria das 20 escolas salesianas (SDB e FMA) da região nordeste do país, além da Escola Profissional – EPSSAL (Bahia) e o Centro Educacional D. Bosco (Rio Grande do Norte), obras sociais da inspetoria (BRE) que tradicionalmente participam da competição. De outras inspetorias, estão inscritos os convidados: Salesiano de Manaus (Amazônia), Auxiliadora de Belém (Pará), Salesiano de Vitória (Espírito Santo) e Salesiano de Brasília.
As competições acontecem nas modalidades de basquete, vôlei, futsal, handebol, judô, natação, karatê, tênis de mesa,xadrez, pólo aquático, vôlei de praia e ginástica rítmica, tanto na categoria juvenil quanto na infantil. O evento também apresenta danças e mostras culturais.
O educador aposentado Luís Costa, que trabalhou 21 anos com salesianos em Aracaju, define muito bem a proposta do evento: “o Nordestão é uma grande confraternização que envolve atividades esportivas, culturais, sociais e religiosas entre alunos, professores e diretores vivenciando o espírito de família que caracteriza o estilo Salesiano de educar, promovendo e enaltecendo a prática desportiva e cultural como instrumentos indispensáveis na formação integral dos alunos, de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco”. Já Ari Souza, coordenador de Esportes do Colégio Salesiano do Salvador e um dos organizadores desta 26ª edição, confirma presença do carisma salesiano no evento: “Este é um evento que trás na sua essência a filosofia de D. Bosco, que nos ensina a cultivar o esporte como fonte de evangelização, cultura e educação”, afirmou.
Para o evento, foi aberto um site especial com diversas informações: http://www.salesianosnordestao.com.br/
Jakeline Lira
Nenhum comentário:
Postar um comentário