Folheie a revista

quarta-feira, 2 de junho de 2010

FAMÍLIA SALESIANA, conhecendo um pouco mais

Ao iniciar e apresentar a Família Salesiana à Igreja e à Sociedade, Dom Bosco a definiu como: “Vasto movimento de pessoas para a salvação da juventude” (C 5). O padre Pascual Chavez a definirá como: 1 - movimento espiritual, “Obra do Espírito Santo, provocada pela intervenção maternal de Maria”. Neste sentido, “estamos lidando com algo carismático, isto é, um dom de Deus a serviço da Igreja e do mundo”; 2 - movimento Apostólico: totalmente direcionado à missão que se propõe a realizar”. Neste sentido, estamos lidando com uma vocação. (fonte: Revista Salesianos 2010). Desta forma, compreendemos que, somos chamados a continuar a obra de Cristo. Nesta perspectiva, afirma ainda o Reitor Mor: “é inadmissível que os grupos da Família Salesiana que vivem na mesma área geográfica, que enfrentam os mesmos desafios daquele ambiente, escolham trabalhar separadamente, cada um fazendo seu próprio trabalho”.
    Sendo movimento, ela, a família, não para de crescer em membros e grupos. É é algo dinâmico e de uma fertilidade impressionante. Já são 27 grupos oficiais e mais de 30 a espera de reconhecimento. O bonito desta fertilidade é que estes grupos surgem, como respostas as novas necessidades dos jovens.
Todos os membros e grupos da Família Salesiana, “inspirando-se no carisma e no sistema educativo de Dom Bosco, contribuem para o crescimento e para o desenvolvimento do reino de Deus, dedicando-se sobretudo à educação dos jovens mais pobres e necessitados.” (idem)
Conheça um pouco mais agora sobre 4 dos mais antigos grupos oficiais da Família Salesiana, fundados pelo próprio Dom Bosco:

1. SALESIANOS DE DOM BOSCO (SDB)
QUEM SOMOS
Somos reconhecidos na Igreja Católica como instituto religioso clerical, de direito pontifício, dedicado às obras de apostolado, a partir de 1o. de março de 1869. Somos ainda, uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados. Acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade. A Congregação Salesiana conta, hoje, com 11.069 sacerdotes, 17 diáconos e 2.317 coadjutores  que trabalham lado a lado em comunidades a serviço dos jovens de todo o mundo. (Fonte. CG26, 21) . Os Salesianos podem ser Clérigos -  aqueles que se dedicam ao serviço dos jovens através de seu ministério sacerdotal ou como Diáconos Permanentes, ou como Padres (a palavra clérigo indica quem está se preparando para a ordenação como diácono ou padre) – ou Leigos, que é aquele que se dedica, com a mesma vocação, a servir os jovens continuando no estado laical como irmão entre os irmãos.
IDENTIDADE
• Dom Bosco, inspirando-se na bondade e no zelo de São Francisco de Sales, nos deu o nome de Salesianos.
• Somos membros da Igreja e trabalhamos de acordo com os seus ensinamentos.
• Oração e obediência ao Espírito de Deus são o fundamento do nosso serviço.
• Esforçamo-nos por tornar o sonho de Dom Bosco uma realidade e por difundir o seu estilo e o seu carisma.
    A nossa “vocação” é vivida através da nossa consagração apostólica, isto é, o ato de oferta total a Deus - a nossa vontade (o voto de obediência), os nossos bens (o voto de pobreza) e o nosso ser inteiro (o voto de castidade). Através de nossa consagração nos dispomos livremente a seguir Jesus Cristo mais de perto e a trabalhar com Ele na construção do Reino. Os Salesianos podem ser Clérigos  ou leigos, chamados de “irmãos”.

VOCAÇÃO E MISSÃO
Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço ou projeto educativo pastoral que realizamos objetiva a promoção integral da pessoa. A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a nossa credibilidade como `sinais e portadores do amor de Deus` para cada um deles. A nossa opção preferencial é trabalhar no meio dos jovens pobres e abandonados pela sociedade. Em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados. Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens` é o caminho da nossa santidade o caminho que cada um de nós escolheu fazer ao lado dos jovens.
As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como: O Oratório e o Centro Juvenil; A Escola e a Formação Profissional; O internato e o pensionato; A presença no mundo da Universidade; A Paróquia; Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco; A comunicação social (Rádios, TVs, revistas,...);
INSPIRAÇÃO: JESUS CRISTO, MARIA E SÃO JOSÉ
DADOS ESTATISTICOS
Os Salesianos de Dom Bosco em todo o mundo são atualmente 15,952 com bispos e noviços. Estão presentes nos cinco continentes, especificamente em 130 países. Trabalham concentrados em Regiões, Inspetorias e Presenças (Casas). As Regiões são 8, as Inspetorias 91. No Brasil somos 6 inspetorias e somos em torno de 750 salesianos. No Nordeste somos um total de 105 salesianos. 

CONTATO: Inspetoria Salesiana do Nordeste
Rua Estado de Israel, 386 Ilha do Leite - RECIFE-PE 50070-420
Tel.: (81)2102.0800   E-mail: pe.gilberto@salesianosrec.org.br
Site:  www.inspetoriasalesiana.org.br / www.sdb.org



2 - Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (SALESIANAS)
HISTÓRICO E FUNDAÇÃO:
Em Turim a escolha de Dom Bosco de fundar uma instituição em favor das jovens resultou da solicitação de várias pessoas; da constatação do estado de abandono e pobreza em que muitas jovens se encontravam; do contato com vários Institutos femininos; da profundidade da sua devoção mariana; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nessa direção; por repetidos “sonhos” e fatos extraordinários que ele mesmo contou. Contemporaneamente, em Mornese, nas colinas do Monferrato, a jovem Maria Domingas Mazzarello animava um grupo de jovens que se dedicavam às garotas da cidadezinha, com o objetivo de ensinar-lhes uma profissão, mas sobretudo com a determinação de orientá-las à vida cristã. A certa distância um do outro, dois sinais no mesmo cumprimento mandavam uma idêntica mensagem: devia surgir também para as meninas e as jovens o ambiente educativo que já existia em Turim-Valdocco, para os meninos, criado por Dom Bosco. Maria Domingas Mazzarello foi cofundadora no dar vida, forma e desenvolvimento à nova instituição.
No dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, na Itália. O primeiro grupo de 14 jovens pronunciaram o seu “sim” como a Virgem Maria, para ser “auxílio”, sobretudo às jovens. O Instituto das FMA tem o mesmo objetivo dos salesianos: a salvação da juventude.
VOCAÇÃO E MISSÃO:
Família religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Dom Bosco escolheu esse nome porque as quis como um monumento vivo de gratidão a Maria.  As FMA, vivem em comunidade a serviço da EDUCAÇÃO da JUVENTUDE, com jeito de ser SALESIANAS! Como D. Bosco e Madre Mazzarello, nós sonhamos construir com a juventude um mundo fraterno e solidário. Lemos nas Constituições que “Por um dom do Espírito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário.” As FMA consagram-se a Deus para serem, como Maria, “auxiliadoras entre as jovens”, sobretudo, as mais necessitadas. A caridade de Cristo Bom Pastor as impele a cuidar da juventude mais pobre.
PRESENÇA:
Atualmente há no Instituto: 82 Províncias Religiosas em 92 nações, nos cinco continentes, com um total de 1464 comunidades locais.  Na AMÉRICA são 4371 FMA que trabalham em 545 comunidades presentes em 23 países. No Brasil estamos presentes em nove inspetorias, no Nordeste temos 23 casas com 164 irmãs espalhadas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas.

Contatos: Inspetoria Maria Auxiliadora
Rua José de Alencar, 404 - Boa Vista - RECIFE-PE  50070-030
Tel.: (81)3421-5611 e-mail: insprec@veloxmail.com.br
Sites:  www.cgfmanet.org / www.inspetoriafmarecife.com
.br


3. Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC)
 Fundada por São João Bosco em 1876, é Uma associação, na sua maioria formada de leigos, mas também com a presença de diáconos, padres, bispos, religiosos e religiosas, jovens, adultos que buscam viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida. Cada membro busca a própria santificação e a cristianização do mundo através do carisma salesiano. A associação é regida pelo Projeto de Vida Apostólica (PVA), texto que regula o funcionamento da associação e mostra que caminho deve seguir o Salesiano Cooperador dentro da Igreja e na sociedade.
        VOCAÇÃO E MISSÃO:
O Salesiano Cooperador pode prestar seu serviço em diversos âmbitos da Igreja, da família salesiana e da sociedade. Os que têm uma vocação específica, ordenados ou consagrados, levam o jeito de ser salesiano em sua bagagem pastoral. Cada associado, pode ainda apoiar as obras de outros ramos da família salesiana, ou abrir obras próprias.
    Sua ação, está voltada a contribuir para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente. Desenvolve sua atividade com simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana. Está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação de grupos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos e escolares, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conselhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos da criança e do adolescente (PEPS - Projeto Educativo Pastoral dos SSCC). Ser SSCC é um dom, mas é também uma escolha livre.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Qualquer cristão, independente de condição social, cultural, raça ou língua. Cada membro, poderá ter um modo especial de viver o Evangelho, de traduzir a Boa Nova do Senhor, onde quer que viva e atue, seguindo o exemplo e a caminhada traçados por D. Bosco e aprovada pela Igreja de Jesus Cristo.
PRESENÇA:
No mundo todo os Salesianos Cooperadores são mais de 35.000. Engajados em várias obras para a educação juvenil e assistência às camadas populares. No nordeste brasileiro são 19 centros de Salesianos Cooperadores.

 CONTATO: Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes
Cel.: (81)8800-7366 e-mail:  iriocoutinho@uol.com.br
Site: www.salesianoscooperadores.org

 
4-Associação dos devotos de Maria Auxiliadora (ADMA)
    També mfundada por Dom Bosco, a  associação foi instituída em 18 de abril de 1869. Um ano após a construção, do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora de Turim, centro e fonte da devoção salesiana a Maria Auxiliadora.
VOCAÇÃO E MISSÃO:
    A ADMA tem o grande e desejado privilégio de ser historicamente o segundo grupo da família salesiana fundado por Dom Bosco com o respectivo regulamento escrito por ele mesmo! A confiança de D. Bosco em Maria Auxiliadora encontrou na Associação uma expressão simples e prática para defender a fé entre os povos . Com o objetivo de valorizar e promover o culto à Sagrada Eucaristia e a devoção a Maria Auxiliadora. Busca:
1- Viver e difundir a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora; 2- Viver, com renovado empenho, a fidelidade dinâmica a Dom Bosco e aos seus ensinamentos; 3- Ser fiéis às práticas de piedade do bom cristão: a comemoração do dia 24 de cada mês, a récita diária do terço, a novena em preparação à festa de Nossa Senhora Auxiliadora, as romarias, as procissões, a vida sacramental (confissão e comunhão); 4- Cultivar no seio da própria família um ambiente de fé, de respeito mútuo e de solidariedade; 5- Reconhecer que o Reitor-Mor, sucessor de Dom Bosco, é Pai e centro de unidade de toda a Família Salesiana; 6- Trabalhar pelas vocações (Leigas, Religiosas e Ministeriais), pelos jovens pobres e pessoas necessitadas; 7- Ser presença na Igreja (Liturgia, Catequese, Pastoral de idosos, Visitas aos enfermos, etc) e na Sociedade, trabalhando pela dignidade integral da pessoa humana.
QUEM PARTICIPA:
O grupo ADMA compõe-se de adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres que queiram viver autenticamente a fé e partilha-la com os irmãos e irmãs.
PRESENÇA:
Hoje está espalhado em diversos países, e a sua sede geral é em Via Ausiliatrice 32 , 10152 Torino-Valdocco / ITALIA junto da Basílica de Maria Auxiliadora.
 No Nordeste do Brasil o encontramos em todos os Estados, menos no Piauí e na Paraíba, onde já estamos dando os primeiros passos para sua organização. O Padre Antenor de Andrade é o responsável pela ADMA no Nordeste.
 

CONTATO: Ana Inês (Secretaria inspetorial)
tels.: (81)2102-0800/ 3379-5010/ 8841-8191 e-mail: anainesml@gmail.com
Site: http://www.donbosco-torino.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário