Folheie a revista

quarta-feira, 2 de junho de 2010

I Congresso do Voluntariado Missionário Cone Sul

Na noite do dia 29 iniciou-se o I Congresso do Voluntariado Missionário do Cone-sul. O evento aconteceu no Instituto Pio XI, em São Paulo – Brasil e contou com 71 participantes vindos dos países que compõem a região (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile), além do Equador e Angola. O evento se estendeu até o domingo, dia 02 de maio, e foi uma iniciativa conjunta dos Dicastérios das Missões e da Pastoral Juvenil e com grande apoio da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil (Brasil).
Da nossa Inspetoria, participaram o delegado par Pastoral Juvenil e Missões, Pe. Gilberto Antônio, juntamente com os jovens Thiago Emmanuel e Flávia Lúcia (EEAA), além de Jakeline Lira, assessora de comunicação.
Para acessar a versão inicial do Projeto  do Voluntariado Missionário Salesiano para o Cone-sul, construído durante o encontro, vá na página desta revista: http://nordestejovem.blogspot.com/
Na nossa próxima edição, nós nos aprofundaremos mais na temática missionária.

Depoimento:
Primeira coisa: vejo que aqui, na região do Cone Sul, há muita riqueza no setor do Voluntariado Missionário Salesiano. Há muitos jovens que já o fizeram ou estão nascendo experiências, tanto aqui como em outros países (como Angola) e esta riqueza pode frutificar também no futuro para promover a realidade do Voluntariado Missionário em outros países da região onde todavia não há ainda experiências organizadas, como no Paraguai e algumas inspetorias do Brasil.  E segunda coisa, muito bonita: é compartilhar tudo isso que estamos fazendo, porque estamos fazendo muito, mas não sabemos, nós não conhecemos tantas coisas que estamos fazendo, a realidade salesiana é muito rica. Eu estou tendo ocasião de conhecer diferentes realidades na África, na América Latina, na Europa, e cada vez em meu coração digo “graças Senhor, porque me chamou a fazer parte desta Congregação Salesiana”.  Terceira coisa: penso que há um grande futuro para o Voluntariado Missionário no Cone-Sul, e para as inspetorias onde todavia não há, as experiências por exemplo do Equador ou de São Paulo podem ser de grande ajuda.
Pe. Stanislao Rafalko, sdb
da Equipe do Dicastério das Missões,
acompanhou todo encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário