Folheie a revista

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vocacional: Depoimentos de Jovens

Eu me chamo Juliana Severina da Conceição, sou postulante Salesiana. Minha história vocacional, começou
em 2003 quando conheci uma ex-religiosa, Severina Bezerra que me convidou a conhecer o grupo
de Salesianos Cooperadores de Gravatá - PE. No primeiro contato, gostei  do grupo e comecei a
participar dos encontros. No grupo tinha um jovem  que foi aluno da ODIP (obra de defesa da infância  pobre) o Roberto. A convite dele, fui conhecer a ODIP e Lá, conheci a Ir.Edilene Maria da Silva. A mesma me fez algumas perguntas e contou um pouco de sua história vocacional. Por ultimo pegou meu endereço, dando-me um livro de Dom Bosco. A rede estava lançada. Cheguei em casa, contei para a minha mãe, ela não gostou  e me pediu para esquecer esta irmã.
Passei dois anos me comunicando por telefone sem minha mãe saber. Em 2006 a Ir. Edilene me fez um convite para participar dos encontros vocacionais em Carpina-PE. Fiquei com muito medo de falar para a minha mãe, após um mês refletindo, resolvi participar sem nenhum compromisso. Um encontro aconteceu em Abril e o outro em junho. Ambos foram muito bons. Algo especial começava a acontecer na minha vida. Minha mãe é quem não gostava nenhum pouco desta história de vocação, não foi fácil convence-la.
Já bastante familiarizada com as irmãs, as visitava sempre e participava dos encontros locais. Nesta altura, já tinha lido todo livro de Dom Bosco e me apaixonei do modo como ele amava os jovens.
Em 2007 conheci a Ir. Adriana Gomes, conversei com  ela sobre a minha família e ela quis conhecê-la. Este dia foi o melhor da minha vida. Minha mãe começava a aceitar minha escolha. Li um livro Sobre Mazzarelo, sua história  e simplicidade mexeu comigo, fiz o retiro vocacional e meu sonho começada a se tornar realidade.
No dia 25 de janeiro de 2008 deixei tudo para fazer a experiência do aspirantado em Fortaleza-CE, meu coração batia forte, minha mãe chorava, eu chorava muito mas não desisti, hoje estou no postulado e sou muito feliz.
Juliana , Postulante Salesiana

“Segue-me!” (Mt 9, 9b)  –  essa palavra de Cristo nos indica a vocação cristã, a qual podemos viver de várias formas, pois, como diz a Sagrada Escritura, “a cada um é dado manifestar o dom do Espírito em prol do bem comum” (1 Cor 12, 7). No meu caso, senti-me chamado pelo Senhor a viver a vocação religiosa salesiana. Educado na fé por minha família, sempre cultivei amor por Jesus e pela comunidade cristã. Ao me tornar aluno salesiano, no ensino médio, em Baturité (CE), minha cidade natal, e ao entrar em contato com os salesianos presentes na capital cearense, pude conhecer mais de perto o carisma do “Pai da juventude”, carisma pelo qual me enamorei. Encontro-me, hoje, no Pré-noviciado salesiano, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Na casa salesiana, vivo o ideal do discipulado-apostolado: estou aos pés do Mestre divino, aprendendo e crescendo com Ele e, claro, também junto da comunidade; depois, dirijo-me aos outros, particularmente aos jovens, para transmitir e testemunhar aquilo que vivo. Que Maria, a Mãe celeste, me ajude a perseverar em meu propósito!

André Sampaio
Pré-noviço Salesiano

Um comentário:

  1. Oi a Paz de Cristo Ressuscitado! Me chamo João Paulo,tenho 27 anos,sou natural da cidade de Boa Ventura,mas moro attualmente na cidade de Cajazeiras,estou no 8º periodo do curso de licenciatura em geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Já morei no seminário diocesano por dois anos há 4 anos atrás e em todo esse tempo Deus continua a me chamar a ser um anunciador da Sua Boa Nova do Reino e quero como Maria responder sim ao chamado do Senhor!Queria muito conehcer o carisma de voce e participar de encontros vocacionais!Como posso fazer isso? Desde já agradeço pela atenção que o Senhor Deus abençoe cada vez a Vocação Salesiana,para que assim como São João Bosco,haja muitos Santos nesta vocação!

    ResponderExcluir