Folheie a revista

quarta-feira, 31 de março de 2010

Mapa da Violência aponta redução de homicídios no Brasil

O estudo indica, porém, que crimes aumentaram no interior e na população negra

Extenso painel da situação e evolução dos homicídios na década 1997/2007, no conjunto da população, por Unidades da Federação, capitais, regiões metropolitanas, municípios, faixa etária, sexo, raça/cor, gênero, comparando dados do Brasil com os de mais de 90 países do mundo, o "Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil" aponta: a taxa de homicídios no País está caindo.
Segundo a pesquisa, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari, os índices de homicídio foram crescendo com regularidade até 2003, a uma taxa que superava a casa de 5% ao ano. A partir desse ano e com algumas oscilações, as taxas de homicídio mostram uma inédita tendência de declínio.
No entanto, para algumas Unidades Federadas, a década foi ou de estagnação, como em Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Acre, ou de crescimento, em alguns casos muito significativos, como Maranhão, Alagoas e Piauí, entre outros. Com isso, nos anos de início e fechamento da década em estudo, a situação do Brasil permaneceu praticamente inalterada, com taxa de 25,4 homicídios em 100 mil habitantes em 1997 e de 25,2 em 2007. Mas, se as taxas de homicídio (em 100 mil) caem nas capitais, de 45,7 em 1997 para 36,6 em 2007, assim como nas dez regiões metropolitanas, de 48,4 para 36,6, no interior do país as taxas elevam?se de 13,5 em 1997 para 18,5 em 2007. Esses dados caracterizam um fenômeno iniciado na virada do século: a interiorização da violência, ou seja, o deslocamento dos pólos nâmicos da violência das capitais e regiões metropolitanas para o interior. Segundo o autor, isso não significa, porém, que os números ou taxas de homicídio no interior são maiores que as dos grandes centros urbanos, mas que o crescimento dos homicídios concentra-se agora em municípios no interior dos estados.
Outro destaque do Mapa da Violência 2010: a partir da década de 1980, o aumento do homicídio no País deve-se ao crescimento dos homicídios entre jovens (15 a 24 anos de idade). Para se ter uma ideia, em 1980, as taxas de homicídio não jovem foram de 21,1 a cada 100 mil; já em 2007, essa taxa caiu para 19,8 em 100 mil. Entre os jovens, se a taxa de homicídios, em 1980, foi de 30 em 100 mil jovens, ela saltou para 50,1 em 2007. Afirma Waiselfisz: "Assim, pode-se afirmar que a história recente da violência que resulta em homicídio, no Brasil, é a história do crescimento dessa violência entre jovens. Uma não terá solução sem a outra."
A edição deste ano do Mapa da Violência fez recortes por diversas faixas etárias - população total, crianças, adolescentes e jovens - além de gênero e de raça/cor. O estudo revela, por exemplo, que acima de 90% das vítimas de homicídio no Brasil são homens, com pequena variação de estado para estado ou de região para região.
Segundo a pesquisa, essa realidade pouco mudou nos últimos anos. Por outro lado, a diferença nas taxas de homicídio entre brancos e negros aumentou entre 2002 (ano inicial do qual se tem dados mais confiáveis) e 2007. Nesse período, o número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 14.308 (queda de 24,1%). Já o número de vítimas negras não só não caiu como aumentou de 26.915 para 30.193 (crescimento de 12,2%). Com isso, se em 2002 morriam, vítimas de homicídio, proporcionalmente 46% mais negros do que brancos, em 2007, cinco anos depois, essa proporção se elevou para 108%.

Divulgação.
fonte: http://www.revistaviracao.org.br/artigo.php?id=2793 

Para acessar  mais informações e toda a publicação, visite:

segunda-feira, 29 de março de 2010

Papa envia mensagem aos jovens pela JMJ

"Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?". Este é o tema da 25ª Jornada Mundial da Juventude, que a Igreja celebra amanhã, 28, em todo o mundo. O tema é escolhido pelo papa que escreve uma mensagem aos jovens neste dia que marca o inicio das comemorações da Semana Santa.

O papa exorta os jovens a ouvirem com atenção a voz de Deus que os chama e, assim, descobrir seu projeto de vida. “Para descobrir o projeto de vida que vos pode tornar plenamente felizes, colocai-vos à escuta de Deus, que tem um desígnio de amor sobre cada um de vós”, diz o papa aos jovens.

“A exemplo de muitos discípulos de Cristo, acolhei também vós, queridos amigos, com alegria, o convite a seguir Jesus, para viverdes intensa e fecundamente neste mundo”, exorta a mensagem.

“Neste Ano Sacerdotal, gostaria de exortar os jovens e adolescentes a estarem atentos para ver se o Senhor os convida a um dom maior, no caminho do sacerdócio ministerial, e a tornarem-se disponíveis para acolher com generosidade e entusiasmo este sinal de predileção especial, empreendendo, com a ajuda de um sacerdote, do diretor espiritual, o necessário caminho de discernimento. Depois, não tenhais medo, queridos jovens e queridas jovens, se o Senhor vos chamar à vida religiosa, monástica, missionária ou de especial consagração: Ele sabe dar alegria profunda a quem responde com coragem”, escreve o papa.

Fonte: www.cnbb.org.br

sábado, 27 de março de 2010

Romaria Jovem 2010 - arte e datas

Calendário primeiro semestre


ENCONTRÕES JOVENS E VOCACIONAIS:
10-11/04-  Juazeiro e Carpina
17-18/04 - Bongi, Jaboatão, Caetés, Sagrado Coração e Areia Branca
24-25/04    MACEIÓ, PENEDO, FORTALEZA
22-23/05    LAJEDO, CURADO, ARACAJU,  JOÃO PESSOA
05-06/06    SALVADOR, JABOATÃO - COLONIA


ROMARIA JOVEM:    
    02/05    CAETÉS
    09/05    JUAZEIRO
    16/05    RECIFE
    22/05    NATAL
    23/05    AREIA BRANCA
    29/05    FORTALEZA
    30/05    NATAL-GRAMORÉ

Encontro conjunto FS -  AJS e Animação Vocacional, Comunicação, Missionária, Oratórios, Coord. de Pastoral:   
 19-20/06    JABOATÃO (Colônia)



NORDESTÃO SALESIANO - DE 29/06 A 03/07 - SALVADOR

caminhando para a integração

Após  algum tempo de pesquisa e refletindo os apelos da Congregação e dos jovens, sobre a urgência de uma Pastoral Juvenil Salesiana sempre mais integrada e em sinergia com as diferentes forças da Igreja, Congregação, Inspetoria e comunidades locais, a equipe inspetorial de pastoral elaborou, com a ajuda das várias lideranças, uma cartilha: “MANUAL DE RELAÇÕES E FUNÇÕES DAS VÁRIAS EQUIPES DE  ANIMAÇÃO PASTORAL DA INSPETORIA”...
Esta deseja ser um itinerário orientativo para todos os animadores das diferentes equipes de animação pastoral, o mesmo, facilitará o trabalho dos coordenadores de pastorais e suas equipes e ajudará os jovens na construção do próprio projeto de vida de forma mais sistemática e continuada.
O material já se encontra na seção “Subsídios”, no SITE INSPETORIAL: www.inspetoriasalesiana.org.br, confiram!

1. Pastoral Juvenil conjunta:  FS (AJS – ANIMAÇÃO VOCACIONAL)   
Deu-se início em nossa Inspetoria a uma nova dinâmica na animação e caminhada da Articulação da Juventude Salesiana e Animação Vocacional. Os grupos da Família Salesiana presentes no nordeste: Salesianos, Salesianas, Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, ADMA – Associação de Maria Auxiliadora, Ex-alunos, Irmãs Medianeiras da Paz... agora formam uma única equipe de animação pastoral e atuarão conjuntamente nos vários momentos de animação juvenil. Este foi um pedido do Reitor-Mor na sua passagem pelo nordeste e estava à espera da concretização.
Conheça a equipe e programação: AJS e Vocacional: pág. 14.
1.1 - ENCONTRÕES JOVENS E VOCACIONAIS
Refletindo nas equipes inspetoriais da Família Salesiana, Animação Vocacional e AJS, elaboramos uma nova dinâmica para os encontrões jovens e vocacionais. O encontro será de dois dias e seguirá a seguinte programação:
•    Para os colégios e obras sociais, o encontrão será nos sábados das 8 as 17 hs;
•    Ainda no sábado após o encontrão jovem, tem inicio o encontro com os rapazes e moças que desejarem aprofundar a vocação à Vida Consagrada ou algum grupo da FS. Este encontro prosseguirá até o domingo às 16 hs.
Outros detalhes favor acessar o nosso site, seção vocacional e AJS.
Encontros Vocacionais e jovens no primeiro semestre, veja a programação e equipes responsáveis.

2 - COMUNICAÇÃO SOCIAL
Realizou-se nos dias 24-27/03 em Medellín-Colombia, o encontro interamericano dos Delegados de Comunicação Social de toda América. O objetivo do encontro, além de rica troca de experiências das várias inspetorias, serviu para revisão do Documento do Dicastério de Comunicação Social que trata da Comunicação: Sistema Salesiano de Comunicação Social, em especial as partes que tratam da animação por parte do delegado inspetorial. No final do encontro, Pe. Filiberto nos transmitiu algumas palavras de incentivo. Pelos passos dados e conquistas nas várias inspetorias. Questionou a ausência da comunicação social nas várias etapas de formação inicial e permanente e ao mesmo tempo encaminhou algumas tarefas para os próximos anos, sendo a mais urgente, a elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação Social em cada inspetoria. Veja todo material do encontro no BLOG: 
http://www.cscontinental.blogspot.com/

3 - ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOLUNTÁRIADO
A CISBRASIL (união das inspetorias do Brasil)  junto com o Discatério para as Missões, PJS, estarão unidos na realização do Encontro Nacional dos Voluntários e Animação Missionária, que acontecerá em São Paulo nos dias 29/04 a 02/05. Serão quatro dias de troca de experiências, reflexões, planejamento, que muito ajudarão o Brasil salesiano no aprofundamento e crescimento da própria identidade missionária. O encontro acontecerá em São Paulo e será coordenado pela inspetoria anfitriã e Dicastério para as Missões.
Conheça também o jornalzinho online CAGLIERO, traz riquíssimas reflexões e experiências missionárias do mundo salesiano. O material é organizado pelo DICASTÉRIO PARA AS MISSÕES.

DOMISAL- 2010: salesianos e o povo cigano

Propõe-se, desde 1988, a toda a Congregação um tema missionário. Todas as comunidades salesianas podem conhecer a cada ano uma realidade missionária de um continente específico. É um momento forte da Animação Missionária nas Inspetorias, nas Casas, nos Grupos juvenis, na Família Salesiana. Não se trata de um evento isolado, mas de uma oportunidade de envolver com amplo respiro as comunidades SDB e as comunidades educativo-pastorais nas dinâmicas da Igreja universal.
    Não há data fixa para a JMS. Cada Inspetoria pode escolher uma data ou período, que se adapte mais ao próprio ritmo e calendário. Uma data possível é o mês de fevereiro, na memória dos Santos Mártires Missionários, Luís Versiglia e Calisto Caravario. Em algumas Inspetorias é oferecida uma ocasião diversa em cada trimestre. È importante, antes de tudo, a caminhada educativo-pastoral da Jornada e não só soltar alguns fogos de artifício.
    Em nossa Inspetoria a data sugerida para as casas é 02 de maio.
    O dia missionário salesiano de 2010, terá como lema “Os Salesianos de Dom Bosco caminham com os Rom – Sinti”, um tema muito significativo e empenhativo. Rom na Europa, Lom na Armênia, Dom no Oriente Médio. São os nomes que os povos Ciganos usam para si mesmos. Três inspetorias européias fizeram da opção pelos ciganos uma nova fronteira da sua missão. Na Europa a população de ciganos é de quase  12 milhões de pessoas, pertencentes a mais de 15 etnias diversas, presentes há séculos no velho continente.

Que visa despertar o Dia missionário salesiano de 2010?

1.    Quer apresentar o corajoso empenho missionário de algumas comunidades salesianas na Europa do Leste que escolheram dedicar-se inteiramente à missão junto aos irmãos ciganos. Estamos perante dinâmicas próprias de um trabalho missionário em favor de um grupo étnico, que compreende também caminhos de inculturação, e está mobilizando os melhores recursos educativo-pastorais do nosso Carisma (C 30).
2.    À Região envolvida diretamente no Projeto, a Europa Norte, o DMS oferece a oportunidade de “criar presenças qualificadas e longividentes entre os Rom; e de fortalecer a colaboração com as instituições sociais” (ACG 402, Projeto do RM, 2008-2014; p. 78).
3.    Para as inspetorias dos outros continentes, onde não é possível diretamente encontrar-se com os jovens ciganos, queremos: a) suscitar mais interesse dos irmãos para esta realidade rica de tradição; e b) para conhecer as dinâmicas e as experiências missionárias dos irmãos empenhados pelos Ciganos e, eventualmente, inspirar-se no trabalho cotidiano que fazem diversos grupos étnicos minoritários ou tribos presentes no território. Encontramo-los – grupos e tribos – em todas as regiões salesianas, desde a Amazônia até todos os países do Sudeste Asiático.
4.    Esperamos que o exemplo dos missionários eslovacos em sua terra, ou os irmãos de origem asiática que se dedicam aos rom na Hungria, possa suscitar novas vocações missionárias entre os jovens salesianos. Estamos rezando também pelas novas vocações apostólicas entre os mesmos ciganos (já temos dois irmãos SDB de origem cigana). O seu exemplo pode suscitar mais zelo apostólico no dar o primeiro passo para os jovens, especialmente aos provenientes dos contextos mais difíceis.
5.    Contribuir para remover tantos milenares preconceitos relativos a eles, construir pontes entre os “gagé” (como são chamados todos os não-ciganos) e as sociedades ciganas. Podemos,  imaginar o impacto de toda a mídia salesiana, que só através do BS chegam a 15 milhões de leitores-ano.
6.    Ajudar também com fundos financeiros para realizar os três projetos específicos, pode-se mandar as eventuais contribuições coletadas durante a campanha DMS 2010.

Um ano de missão em Angola

Pe. Luiz de Liberali, ex-delegado da Pastoral Juvenil em nossa inspetoria, completou no mês de fevereiro um ano de missão em Angola e compartilhou, num texto muito profundo, suas reflexões:

No dia 11 de fevereiro, memória das aparições de Maria em Lourdes, estava viajando de Luanda a Luena de carro (1.200 km–20 horas), atravessando quase toda Angola, exatamente como um ano atrás, mas já com outra alma: um ano atrás estava indo pela primeira vez conhecer a nova missão, enquanto agora estava agradecendo a Deus por tudo o que me tinha dado a possibilidade de viver, sabendo muito bem o que me estava esperando.

NOVAS DESCOBERTAS E APRENDIZADO
Neste ano já vi a mudança, de um lugar para outro, de inteiros povoados (e vários), devido a diferentes fatores: decisões das autoridades, consequências de brigas entre famílias (e a crença no “feitiço”), às vezes por causa de eventos naturais ou para chegar mais perto de estradas ou pontes... as mudanças carregam consigo sempre muito trabalho e sofrimento, porém vejo nisso também uma espécie de providência, para própria segurança da comunidade. Penso também na mudança de missão que aconteceu na minha vida e como foi providencial tudo isso para dar um novo impulso aos meus ideais missionários e fazer outros conhecer e refletir sobre esta realidade! 
UM TEMPO PARA CADA COISA
O ano é dividido em dois grandes períodos: o tempo das chuvas (de outubro a março) e o tempo da seca (de abril a setembro): “Um tempo para cada coisa...” (Ecl 3,1) No tempo das chuvas a natureza é toda verde e bonita, o clima é temperado, mas os povoados se esvaziam e as pessoas vão viver nas lavras (para preparar os terrenos, plantar, defender as plantações de animais e roubos, e para colher); na seca a natureza muda completamente: a terra fica muito arenosa, as árvores perdem as folhas, existem muitas queimadas (a maioria feita de propósito!) e chega a fazer muito frio à noite. Nos povoados, a vida retorna à normalidade. Por isso, para realizar um trabalho evangelizador mais eficaz é mais fácil encontrar as pessoas no tempo da seca. As duas maneiras de viver produzem, porém, muita inconstância e instabilidade nas atividades e na caminhada das comunidades.

CRIANÇAS: ESPERANÇA DE UMA NOVA ANGOLA
As crianças sempre chamam a atenção pela simpatia: são a realidade mais bonita e simpática que se encontra nas comunidades. Estão em todos os lugares, andam sempre em grupinhos, respondem com um sorriso às saudações e chamam de “amigo!” Quando visito as comunidades, convido a acolher bem as crianças nas capelas e dou a paz a todas, abençoando-as. Muitas vezes penso no futuro destas crianças e fico triste, vendo a falta de estruturas adequadas para uma educação humano-cristã e uma preparação sociocultural delas: tomara que os responsáveis assumam as crianças como prioridade nas escolhas políticas e econômicas: elas são a esperança de uma nova Angola!

MULHER, TRABALHADORA INCANSÁVEL
A mulher tem um papel fundamental na vida das comunidades, não porque seja bem valorizada, mas porque trabalha incansavelmente. Nas capelas aparecem sempre com um “pano” (que serve como saia comprida, em cima do vestido), acompanham a liturgia cantando e animam com suas danças as celebrações. Se todas as mulheres ficassem paradas não sei o que aconteceria! A mulher é, de verdade (como diz Pe. Zezinho) “um céu de ternura, aconchego, calor” e (acrescento eu) trabalho!

EDUCAÇÃO: NECESSÁRIA, MAS DEFICIENTE
O problema da educação é muito difícil a ser resolvido, pela falta de estruturas, mas, sobretudo, de pessoas preparadas e dedicadas a isso. Os prédios escolares são precários ou ainda abandonados, como no período da guerra; quase todos devem levar uma cadeira para a escola para poder sentar; a merenda escolar quase não existe (os alunos devem levar pra escola água e lenha, para preparar alguma coisa). Na zona rural, o analfabetismo chega a 80% da população. Muitas crianças não estudam porque moram longe da escola ou porque no povoado não tem professor. Também quem frequenta a escola aprende com dificuldade, se aprender, a ler e a escrever! Quantas crianças e jovens, pelo mundo afora, recebem uma “educação de qualidade” e muitas vezes, não sabem valorizá-la.

VISITAS, CELEBRAÇÕES E NOVAS DESCOBERTAS
Neste ano consegui visitar quase todas as comunidades da nossa grande paróquia (quase 70.000 km2) e muitas foram as “primeiras missas” que celebrei, porque nenhum missionário tinha chegado lá antes.. Lembrando que estamos no Ano Sacerdotal, vamos rezar um pouco mais para que Deus mande trabalhadores na sua vinha, como Jesus pediu quando viu situações parecidas (Mt 9,36-37) e não faltem pastores para acompanhar as comunidades cristãs.
Neste ano percorri estradas de todo tipo...Também furei pneus como nunca! Porém, nestas viagens sempre me lembrei desta frase de um canto dedicado a Maria, que me deu muita coragem no meio as dificuldades: “Se parecer tua vida inútil

Pe. Luiz De Liberali
 Paróquia de São Pedro e São Paulo,
em Luena - Moxico
E-mail e MSN: padreluiz@hotmail.com
Skype: luigideliberali

Mensagem do Reitor Mor aos jovens

"Queremos ver Jesus" é o título da Mensagem do Pe. Pascual Chavez ao Movimento Juvenil Salesianao (para o Brasil, Articulação da Juventude Salesiana).
leia mensagem na íntegra no site da congregação, clique:
http://sdb.org/index.php?ids=19&sott=32&doc=Documenti/2010/_5_19_32_1_60_.htm&ty=3

Campanha contra extermínio dos jovens

“Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de serem assassinados ”. E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.
Segundo relatório feito pelo RITLA(Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil  e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.”

 
O QUE É A CAMPANHA? É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

COMO COMEÇOU? A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.
 
FONTE:
www.juventudeemmarcha.org.br


A campanha é promovida pelas Pastorais de Juventude do Brasil (PJ, PJMP, PJE. PJR) e com apoio do Setor Juventude da CNBB, junto com muitos outros parceiros. Nós também iremos aderir, colocando o tema na pauta de nossos eventos e estimulando os jovens nas seus grupos a refletirem e agirem em suas realidades!!!

Romarias: Juventude caminha com Maria

Este evento celebrativo da caminhada juvenil na inspetoria, sempre no mês de maio, teve início no ano de 1991. Romeiros, jovens e adultos em todos estes anos marcam presença alegre e entusiasmada na Romaria Jovem.
O sucesso foi tão grande que outras regiões do nordeste, onde estão presentes os Salesianos e outros grupos da Família Salesiana, vêm aderindo à iniciativa e promovem também a Romaria Jovem.
Nove diferentes localidades já realizaram ou realizam as Romarias Jovens: Recife/PE, Fortaleza/CE, Juazeiro do Norte/CE, Petrolina /PE, Natal/RN, Areia Branca/RN, Caetés-Abreu e Lima/PE, Maceió/AL e Matriz de Camaragibe/AL.
Nos três primeiros anos de existência, a romaria se realizava no município de Jaboatão (Região metropolitana de Recife), e seu encerramento se dava na Colônia Salesiana, onde fica a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. A partir de 1994, ano em que se comemorava os 100 anos de presença salesiana no nordeste, a então IV Romaria Jovem passou a se realizar pelas ruas do centro da capital pernambucana. “A idéia foi torná-la um evento urbano, mais ‘falante’ para o público juvenil. A adesão à romaria sempre foi muito grande. E aumentou o interesse juvenil quando ela passou a ter concentração no Parque 13 de maio e fazer uma caminhada pelas ruas com trio elétrico, missa na chegada da caminhada no Colégio e tarde de apresentações culturais”, explica Pe. João Carlos, ex-delegado da AJS (1996-1999) e atual diretor do Colégio Salesiano de Recife.
Com os temas e compromissos assumidos, a Romaria vem se consolidando como um evento aberto e contando com a participação de vários grupos juvenis, movimentos e pastorais, como: PJMP, PJE, CJC... Também ONGs e Movimentos em defesa da juventude caminham conosco neste dia.
Neste ano, a Romaria traz à tona a campanha contra o extermínio dos jovens, assim como sintoniza o seu lema com o da semana da cidadania deste ano, que traz o eixo temático do Trabalho: “Juventude suando e sonhando, em marcha contra a violência”.
Os objetivos que pretendemos atingir são: despertar o protagonismo juvenil; celebrar a caminhada dos vários grupos; testemunhar e comprometer-se com Cristo e com os irmãos; defender a vida; unir as esperanças e as conquistas; e tantos outros que cada jovem traz dentro de si.
Outras conclusões só participando de algumas dessas Romarias (veja datas  e cartaz na contracapa desta edição)

Histórico das Romarias Jovens:
1991 – I Romaria Jovem
    “O jovem com Maria construindo a Igreja”
1992 – II Romaria Jovem
    “Caminhando com Maria, abrindo caminhos novos”
1993 – III Romaria Jovem
    “O canto de Maria: meta da juventude”
1994 – IV Romaria Jovem
    “Jovens, missionários da esperança”
1995 – V Romaria Jovem
    “Jovens organizando, esperança brotando”
1996 – VI Romaria Jovem (Fortaleza realiza sua primeira Romaria)
“Juventude e Cidadania - Jovens lutando, espaço conquistando”
1997 – VII Romaria Jovem (a AJS Assume a organização do evento)
“Juventude e Jesus - Jovens caminhando, com Cristo libertando”
1998 – VIII Romaria Jovem
“Espírito Santo e Juventude - Espírito educando, juventude transformando”
1999 – IX Romaria Jovem (Natal realiza sua primeira Romaria)
“O pai e a juventude - Com o Pai na Caridade, se Constrói sociedade”
2000 – X Romaria Jovem (Maceió realiza sua primeira Romaria)
“Juventude e Ecumenismo - Ecumenismo na sociedade, construindo a Humanidade”
2001 – XI Romaria Jovem
“Maria na caminhada dos cristãos - Eis aí tua mãe: Maria mulher, vida, coragem e fé”
2002 – XII Romaria Jovem
“Direitos Humanos e Juventude – Juventude na luta por uma sociedade mais justa”
2003 – XIII Romaria jovem (Petrolina passa realizar Romarias de forma conjunta, com temáticas e datas integradas à AJS do nordeste)
“Juventude e Construção de um mundo de paz”
2004 – XIV Romaria Jovem
“Juventude e compromisso social – Sonho que se sonha junto é sinal de solução”
2005 – XV Romaria Jovem
    (Aracaju e Juazeiro do Norte realizaram suas primeiras Romarias)
“A Igreja tem uma mãe – Maria caminha com seu povo”
2006 – XVI Romaria Jovem
“Maria, guia da nossa família – Que a graça de Deus Cresça em nós sem cessar”
2007 – XVII Romaria Jovem
    (Matriz de Camaragibe realizou sua primeira Romaria)
“Maria, mãe da vida – Um coração que era sim para a vida”
2008 – XVIII Romaria Jovem
“Maria, um coração que educa – ‘Maria conservava no coração todas essas coisas’ Lc 2, 51 “
2009 – XIX Romaria Jovem
“Maria, mãe da juventude – ‘Eis aí tua mãe’ Jo 19, 27b “
2010 – XX Romaria Jovem
    “Maria caminha conosco - Juventude sonhando e suando, em marcha contra a violência”

Posse do novo Conjuve e Campanha pela aprovação da PEC da Juventude

A mesa diretora do Conselho Nacional de Juventude e os 67 integrantes da sociedade civil, para o biênio 2010/2011, tomaram posse no dia10/03, durante 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. O secretário-adjunto da Sec. Nac. de Juventude, Danilo Moreira e o secretário nacional adjunto da juventude da União Geral dos Trabalhadores, João Vidal, respondem agora respectivamente pela presidência e vice-presidência do Conjuve.

Já aprovação da PEC da Juventude é uma das principais bandeiras do Conjuve para este ano. Inclusive, foi lançada pelo Twitter uma campanha pela aprovação da emenda.

A PEC da Juventude (042/2008) regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude brasileira, inserindo o termo “jovem” no Capítulo VII da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais, a exemplo do que já ocorre com as crianças, adolescentes e idosos.

Fonte: www.juventude.gov.br

ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

A ONU determinou este ano o Ano Internacional da Juventude. Não é interessante? Sem uma maior atenção à vida dos jovens e valorização dos próprios jovens consigo mesmo não há sociedade – nem Igreja! – que cresça. O tema deste Ano Internacional é ‘Diálogo e entendimento mútuo’ e o objetivo é estimular a unidade das gerações em vista da defesa de grandes ideais como: paz, direitos humanos, liberdade, solidariedade.
Vamos divulgar esta boa notícia e aproveitar da ocasião para incrementar nossa opção pela juventude, provocar mais diálogo no meio dos jovens, melhorar as relações afetivas com eles, promover o Setor Juventude, apoiar a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens, etc. Eles necessitam perceber que os amamos de fato e que a Igreja – como mãe – está pronta para um melhor entendimento mútuo em vista dos valores humanos, fortalecimento das comunidades, melhoria da sociedade.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Bispo Auxiliar de Campo Grande, MS
Referencial do Setor Juventude da CNBB
Fonte: www.cnbb.org.br

Jovens e o Muticom

Mutirão Latino Americano de Comunicação

Entre os dias 03 e 07 de fevereiro aconteceu, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, com a participação de cerca de 1 mil pessoas de vários países. Durante cinco dias, o tema “Processos de Comunicação e Cultura Solidária” foi trabalhado através de Conferências, seminários e vivenciado nas oficinas, atividades culturais e celebrações eucarísticas. O evento foi promovido pela CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil), OCLACC (Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação), CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano)  e contou com apoio e  participação de diversas outras instituições.Para acessar todo material dos seminários, ver fotos e Ler a Carta de Porto Alegre, produzida no evento, visite:  http://www.muticom.org    

Encontro de Jovens dentro do Muticom: Entre os dias 02 e 07 de fevereiro aconteceu o chamado  “Refresher” - Encontro latino-americano de jovens comunicadores, também na PUCRS. A mudança de datas que afetou o Mutirão Latino Americano de Comunicação (Muticom) também refletiu no encontro dos jovens e o desejo da OCLACC de integrar o Brasil na Rede Latino-americana de jovens precisará de mais tempo. Para conhecer mais a proposta de rede de jovens comunicadores, visite:http://oclacc.org/redes/jovenes . 
O que deveria ter sido o encontro específico de jovens comunicadores, com média de 400 jovens inscritos, segundo a OCLACC, acabou se transformando numa  atividade a mais, dentre as tantas desenvolvidas dentro do Muticom, com a participação média de 30 a 40 jovens a cada dia, exceto nos 2 primeiros dias, anteriores à abertura oficial do Mutirão, quando a participação ficou em torno de 150 pessoas. Segundo Pe. Edinho, da Pastoral da Juventude do regional Sul I, o encontro ficou sem ter “quem o abraçasse de fato”, depois da transferência da data de julho para fevereiro deste ano, além da mudança de local. “A Unisinos de São Leopoldo estava à frente, mas com a mudança de data, deixou obviamente de se responsabilizar pelo encontro, já que não poderia mais acontecer naquela instituição”, afirmou.
Mesmo em número reduzido e com certa rotatividade, os jovens participantes mostraram-se bastante interessados e todos painelistas agregaram informações úteis ao universo juvenil num âmbito mais amplo e não apenas com questões relacionadas  especificamente ao campo da comunicação. Dentre eles estiveram Élson Faxina, Daniel Drexler, Hilário Dick, Ana Bélgica Guichardo, e Jorge Atílio Iulianeli.
Durante o último painel (06/02) foi discutido justamente o tema das redes juvenis. Ao final, os jovens presentes se organizaram, e já com respostas de contatos prévios, acenaram à possibilidade de realizar um grande Encontro de Jovens Comunicadores 2 dias antes do próximo Mutirão Brasileiro de Comunicação, programado para julho de 2011, na PUC-RJ. Foram trocados e-mails e alguns jovens se comprometeram a organizar um e-grupos para facilitar a comunicação (o que já foi efetivado). A PUC-RJ e a Arquidiocese do Rio se mostraram favoráveis ao acontecimento do evento.
Já no domingo, último dia do evento, os jovens também promoveram um ato simbólico dentro do espaço do Muticom, com paradas, reflexões, leituras bíblicas e músicas, sensibilizando e divulgando a Campanha Contra o extermínio da juventude (www.juventudeemmarcha.org)

Jakeline Lira
Enviada especial da Inspetoria Salesiana do Nordeste para o Muticom

Colônias de Férias e protagonismo juvenil

Pelo 6º ano consecutivo a Inspetoria Salesiana do Nordeste realizou as colônias de férias em várias de nossas presenças e também em lugares que simpatizam com o jeito salesiano de animar a garotada e juventude.Vejamos a Colônia de Férias em seis passos:
1 -  Preparação, os jovens formandos,  vocacionados, junto com a Equipe Inspetorial da Pastoral Juvenil, definem tema, metodologia e todos os detalhes do subsídio.
2 – Treinamento - animadores locais se encontram no Centro Inspetorial para o contato com o material, troca de experiências, oficinas, reflexões e todos os encaminhamentos são feitos pela equipe inspetorial.
3 – Organização local - as equipes locais caem em campo para recolher patrocínios, espaços e pessoas que juntos realizarão a Colônia de Férias.
4 - Os jovens formandos, já nas respectivas comunidades se concentram na formação e treinamento das equipes locais. Todo material é estudado, refletido e compreendido pelos animadores.
5 – Início da Colônia - a festa tão esperada tem seu início. Do primeiro ao último dia os participantes se divertem, rezam, assimilam novos valores e se abrem a novas amizades.
6 – Avaliações - realizadas por todos - crianças, jovens, comunidade, formandos - ajudam a melhorar sempre mais esta grande ação educativa.
Terminada a Colônia, fica para a comunidade uma verdadeira fertilidade pastoral. Desta experiência tem surgido: oratórios festivos, grupos de catequese, música, teatro e tantas outras iniciativas que possibilitarão o protagonismo juvenil nestes ambientes.
O tema deste ano: NA TRILHA DO TESOURO, encantou a todos e produziu nos vários grupos um crescimento espetacular. Entre no site da Inspetoria e acesse as fotos e notícias (www.inspetoriasalesiana.org.br)

Pe. Gilberto Antonio da Silva, sdb

Urna de Dom Bosco pelo nordeste do Brasil


A Urna com as relíquias de Dom Bosco começou a peregrinar pela região nordeste no dia 21 de janeiro, em Salvador-BA e ficou até dia 07 de fevereiro, quando partiu de Fortaleza-CE para região norte. Neste “intervalo”, passou em 20 cidades, incluindo 27 localidades, além de algumas pequenas paradas “extras” pelo caminho, não premeditadas, mas que reforçaram a força desse movimento. Carreatas, celebrações, vigílias e momentos devocionais permearam a passagem das relíquias na região.
Dom Bosco foi a catedrais, colégios, paróquias e obras sociais, aos centros e especialmente às periferias, andou de carro, de reboque e até de balsa. Foi uma verdadeira peregrinação e por incrível que pareça, quem recebeu sua visita ilustre, sabia quem era o santo educador, pai e mestre da juventude.
Esta grande alegria e emoção não foi só nossa. As relíquias do querido santo continuarão sua peregrinação por todo mundo salesiano até 2015, quando de volta a Turim, sua cidade natal, toda família salesiana celebrará o bi-centenário de seu nascimento.
Informações sobre toda peregrinação, fotos, vídeos e diário de viagem de cada local visitado, disponível no blog: www.inspetoriasalesiana.com.br/urna

Editorial

Amigo/a jovem e leitor/a,
com alegria te apresento mais uma edição da revista-subsídio: Nordeste Jovem!
A mesma quer ser para ti e teus amigos, mais um espaço de reflexão,
estudo, partilha e de exercício do protagonismo.

Nesta edição, notarás a presença e colaboração de tantos autores e atores que contribuem com a cultura
de paz e com um mundo melhor. Espero que sirvam de inspiração também para ti. E nas próximas edições,
possas também contar tua história, da tua família, grupo ou comunidade.

Em uma leitura atenta, perceberás as riquezas e profundidade das notícias, reflexões, mensagens,
programações, partilha de experiências,... que enriquecerão teu dia e caminhada.
Nestas páginas, amigo leitor/a, sentirás fortemente a presença de Deus caminhando e fortalecendo tantas
pessoas que acreditam e abraçam o seu projeto de amor. Estas pessoas são verdadeiros atores/as no palco da vida.
Os artigos e notícias aqui contidos, te conduzirão ainda, a outros espaços (textos, revistas, livros, sites, Blogs...).

Não te intimides, vai além e descobrirás o quanto nosso mundo é rico de valores e sentido. Ampliarás assim teus conhecimentos culturais, religiosos, vocacionais, humanos,... e contribuirás também com um mundo melhor e mais solidário.

Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco nos acompanhe na caminhada e nos inspire a uma vida
santa e comprometida com um mundo melhor. Boa leitura e que Deus te abençoe!

Pe. Gilberto Antônio da Silva
(Delegado para Pastoral Juvenil,
Animação Missionária e Comunicação Social)