Folheie a revista

sábado, 27 de março de 2010

Jovens e o Muticom

Mutirão Latino Americano de Comunicação

Entre os dias 03 e 07 de fevereiro aconteceu, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, com a participação de cerca de 1 mil pessoas de vários países. Durante cinco dias, o tema “Processos de Comunicação e Cultura Solidária” foi trabalhado através de Conferências, seminários e vivenciado nas oficinas, atividades culturais e celebrações eucarísticas. O evento foi promovido pela CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil), OCLACC (Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação), CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano)  e contou com apoio e  participação de diversas outras instituições.Para acessar todo material dos seminários, ver fotos e Ler a Carta de Porto Alegre, produzida no evento, visite:  http://www.muticom.org    

Encontro de Jovens dentro do Muticom: Entre os dias 02 e 07 de fevereiro aconteceu o chamado  “Refresher” - Encontro latino-americano de jovens comunicadores, também na PUCRS. A mudança de datas que afetou o Mutirão Latino Americano de Comunicação (Muticom) também refletiu no encontro dos jovens e o desejo da OCLACC de integrar o Brasil na Rede Latino-americana de jovens precisará de mais tempo. Para conhecer mais a proposta de rede de jovens comunicadores, visite:http://oclacc.org/redes/jovenes . 
O que deveria ter sido o encontro específico de jovens comunicadores, com média de 400 jovens inscritos, segundo a OCLACC, acabou se transformando numa  atividade a mais, dentre as tantas desenvolvidas dentro do Muticom, com a participação média de 30 a 40 jovens a cada dia, exceto nos 2 primeiros dias, anteriores à abertura oficial do Mutirão, quando a participação ficou em torno de 150 pessoas. Segundo Pe. Edinho, da Pastoral da Juventude do regional Sul I, o encontro ficou sem ter “quem o abraçasse de fato”, depois da transferência da data de julho para fevereiro deste ano, além da mudança de local. “A Unisinos de São Leopoldo estava à frente, mas com a mudança de data, deixou obviamente de se responsabilizar pelo encontro, já que não poderia mais acontecer naquela instituição”, afirmou.
Mesmo em número reduzido e com certa rotatividade, os jovens participantes mostraram-se bastante interessados e todos painelistas agregaram informações úteis ao universo juvenil num âmbito mais amplo e não apenas com questões relacionadas  especificamente ao campo da comunicação. Dentre eles estiveram Élson Faxina, Daniel Drexler, Hilário Dick, Ana Bélgica Guichardo, e Jorge Atílio Iulianeli.
Durante o último painel (06/02) foi discutido justamente o tema das redes juvenis. Ao final, os jovens presentes se organizaram, e já com respostas de contatos prévios, acenaram à possibilidade de realizar um grande Encontro de Jovens Comunicadores 2 dias antes do próximo Mutirão Brasileiro de Comunicação, programado para julho de 2011, na PUC-RJ. Foram trocados e-mails e alguns jovens se comprometeram a organizar um e-grupos para facilitar a comunicação (o que já foi efetivado). A PUC-RJ e a Arquidiocese do Rio se mostraram favoráveis ao acontecimento do evento.
Já no domingo, último dia do evento, os jovens também promoveram um ato simbólico dentro do espaço do Muticom, com paradas, reflexões, leituras bíblicas e músicas, sensibilizando e divulgando a Campanha Contra o extermínio da juventude (www.juventudeemmarcha.org)

Jakeline Lira
Enviada especial da Inspetoria Salesiana do Nordeste para o Muticom

Nenhum comentário:

Postar um comentário