Folheie a revista

sábado, 27 de março de 2010

DOMISAL- 2010: salesianos e o povo cigano

Propõe-se, desde 1988, a toda a Congregação um tema missionário. Todas as comunidades salesianas podem conhecer a cada ano uma realidade missionária de um continente específico. É um momento forte da Animação Missionária nas Inspetorias, nas Casas, nos Grupos juvenis, na Família Salesiana. Não se trata de um evento isolado, mas de uma oportunidade de envolver com amplo respiro as comunidades SDB e as comunidades educativo-pastorais nas dinâmicas da Igreja universal.
    Não há data fixa para a JMS. Cada Inspetoria pode escolher uma data ou período, que se adapte mais ao próprio ritmo e calendário. Uma data possível é o mês de fevereiro, na memória dos Santos Mártires Missionários, Luís Versiglia e Calisto Caravario. Em algumas Inspetorias é oferecida uma ocasião diversa em cada trimestre. È importante, antes de tudo, a caminhada educativo-pastoral da Jornada e não só soltar alguns fogos de artifício.
    Em nossa Inspetoria a data sugerida para as casas é 02 de maio.
    O dia missionário salesiano de 2010, terá como lema “Os Salesianos de Dom Bosco caminham com os Rom – Sinti”, um tema muito significativo e empenhativo. Rom na Europa, Lom na Armênia, Dom no Oriente Médio. São os nomes que os povos Ciganos usam para si mesmos. Três inspetorias européias fizeram da opção pelos ciganos uma nova fronteira da sua missão. Na Europa a população de ciganos é de quase  12 milhões de pessoas, pertencentes a mais de 15 etnias diversas, presentes há séculos no velho continente.

Que visa despertar o Dia missionário salesiano de 2010?

1.    Quer apresentar o corajoso empenho missionário de algumas comunidades salesianas na Europa do Leste que escolheram dedicar-se inteiramente à missão junto aos irmãos ciganos. Estamos perante dinâmicas próprias de um trabalho missionário em favor de um grupo étnico, que compreende também caminhos de inculturação, e está mobilizando os melhores recursos educativo-pastorais do nosso Carisma (C 30).
2.    À Região envolvida diretamente no Projeto, a Europa Norte, o DMS oferece a oportunidade de “criar presenças qualificadas e longividentes entre os Rom; e de fortalecer a colaboração com as instituições sociais” (ACG 402, Projeto do RM, 2008-2014; p. 78).
3.    Para as inspetorias dos outros continentes, onde não é possível diretamente encontrar-se com os jovens ciganos, queremos: a) suscitar mais interesse dos irmãos para esta realidade rica de tradição; e b) para conhecer as dinâmicas e as experiências missionárias dos irmãos empenhados pelos Ciganos e, eventualmente, inspirar-se no trabalho cotidiano que fazem diversos grupos étnicos minoritários ou tribos presentes no território. Encontramo-los – grupos e tribos – em todas as regiões salesianas, desde a Amazônia até todos os países do Sudeste Asiático.
4.    Esperamos que o exemplo dos missionários eslovacos em sua terra, ou os irmãos de origem asiática que se dedicam aos rom na Hungria, possa suscitar novas vocações missionárias entre os jovens salesianos. Estamos rezando também pelas novas vocações apostólicas entre os mesmos ciganos (já temos dois irmãos SDB de origem cigana). O seu exemplo pode suscitar mais zelo apostólico no dar o primeiro passo para os jovens, especialmente aos provenientes dos contextos mais difíceis.
5.    Contribuir para remover tantos milenares preconceitos relativos a eles, construir pontes entre os “gagé” (como são chamados todos os não-ciganos) e as sociedades ciganas. Podemos,  imaginar o impacto de toda a mídia salesiana, que só através do BS chegam a 15 milhões de leitores-ano.
6.    Ajudar também com fundos financeiros para realizar os três projetos específicos, pode-se mandar as eventuais contribuições coletadas durante a campanha DMS 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário