Folheie a revista

sábado, 27 de março de 2010

caminhando para a integração

Após  algum tempo de pesquisa e refletindo os apelos da Congregação e dos jovens, sobre a urgência de uma Pastoral Juvenil Salesiana sempre mais integrada e em sinergia com as diferentes forças da Igreja, Congregação, Inspetoria e comunidades locais, a equipe inspetorial de pastoral elaborou, com a ajuda das várias lideranças, uma cartilha: “MANUAL DE RELAÇÕES E FUNÇÕES DAS VÁRIAS EQUIPES DE  ANIMAÇÃO PASTORAL DA INSPETORIA”...
Esta deseja ser um itinerário orientativo para todos os animadores das diferentes equipes de animação pastoral, o mesmo, facilitará o trabalho dos coordenadores de pastorais e suas equipes e ajudará os jovens na construção do próprio projeto de vida de forma mais sistemática e continuada.
O material já se encontra na seção “Subsídios”, no SITE INSPETORIAL: www.inspetoriasalesiana.org.br, confiram!

1. Pastoral Juvenil conjunta:  FS (AJS – ANIMAÇÃO VOCACIONAL)   
Deu-se início em nossa Inspetoria a uma nova dinâmica na animação e caminhada da Articulação da Juventude Salesiana e Animação Vocacional. Os grupos da Família Salesiana presentes no nordeste: Salesianos, Salesianas, Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, ADMA – Associação de Maria Auxiliadora, Ex-alunos, Irmãs Medianeiras da Paz... agora formam uma única equipe de animação pastoral e atuarão conjuntamente nos vários momentos de animação juvenil. Este foi um pedido do Reitor-Mor na sua passagem pelo nordeste e estava à espera da concretização.
Conheça a equipe e programação: AJS e Vocacional: pág. 14.
1.1 - ENCONTRÕES JOVENS E VOCACIONAIS
Refletindo nas equipes inspetoriais da Família Salesiana, Animação Vocacional e AJS, elaboramos uma nova dinâmica para os encontrões jovens e vocacionais. O encontro será de dois dias e seguirá a seguinte programação:
•    Para os colégios e obras sociais, o encontrão será nos sábados das 8 as 17 hs;
•    Ainda no sábado após o encontrão jovem, tem inicio o encontro com os rapazes e moças que desejarem aprofundar a vocação à Vida Consagrada ou algum grupo da FS. Este encontro prosseguirá até o domingo às 16 hs.
Outros detalhes favor acessar o nosso site, seção vocacional e AJS.
Encontros Vocacionais e jovens no primeiro semestre, veja a programação e equipes responsáveis.

2 - COMUNICAÇÃO SOCIAL
Realizou-se nos dias 24-27/03 em Medellín-Colombia, o encontro interamericano dos Delegados de Comunicação Social de toda América. O objetivo do encontro, além de rica troca de experiências das várias inspetorias, serviu para revisão do Documento do Dicastério de Comunicação Social que trata da Comunicação: Sistema Salesiano de Comunicação Social, em especial as partes que tratam da animação por parte do delegado inspetorial. No final do encontro, Pe. Filiberto nos transmitiu algumas palavras de incentivo. Pelos passos dados e conquistas nas várias inspetorias. Questionou a ausência da comunicação social nas várias etapas de formação inicial e permanente e ao mesmo tempo encaminhou algumas tarefas para os próximos anos, sendo a mais urgente, a elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação Social em cada inspetoria. Veja todo material do encontro no BLOG: 
http://www.cscontinental.blogspot.com/

3 - ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOLUNTÁRIADO
A CISBRASIL (união das inspetorias do Brasil)  junto com o Discatério para as Missões, PJS, estarão unidos na realização do Encontro Nacional dos Voluntários e Animação Missionária, que acontecerá em São Paulo nos dias 29/04 a 02/05. Serão quatro dias de troca de experiências, reflexões, planejamento, que muito ajudarão o Brasil salesiano no aprofundamento e crescimento da própria identidade missionária. O encontro acontecerá em São Paulo e será coordenado pela inspetoria anfitriã e Dicastério para as Missões.
Conheça também o jornalzinho online CAGLIERO, traz riquíssimas reflexões e experiências missionárias do mundo salesiano. O material é organizado pelo DICASTÉRIO PARA AS MISSÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário